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Número de lares com TV por assinatura no Brasil atinge menor nível desde 2016

Segundo dados do IBGE, até o final de 2024, 43,4% dos 75,2 milhões de domicílios com televisão no Brasil utilizavam serviços pagos de vídeo sob demanda. Já o número de residências com TV por assinatura caiu para 18,3 milhões, em comparação com os 22,2 milhões registrados em 2016. Com isso, a proporção de lares com TV paga recuou de 33,9% para 24,3% em oito anos.

Entre os principais motivos para o abandono da TV por assinatura, o custo elevado foi citado por 56,1% dos entrevistados em 2016 – em 2024, esse percentual caiu para 31%. Já a falta de interesse aumentou de 39,1% para 58,4% — tendência que o IBGE relaciona, em parte, à popularização dos serviços de streaming.

O número de lares que utilizam exclusivamente streaming — sem TV aberta ou por assinatura — também cresceu, passando de 4,7% em 2022 para 8,2% em 2024.

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