Executando verificação de segurança...
2

OpenAI divulga estudo sobre como usuários utilizam ChatGPT

Diferentemente de pesquisas anteriores baseadas em relatos voluntários, este estudo teve acesso direto aos dados internos da OpenAI. O artigo foi produzido em parceria com o economista de Harvard David Denning.

O estudo mostra que 72,2% das mensagens enviadas em junho de 2025 não estavam relacionadas ao trabalho, contra 53% no mesmo período de 2024, sugerindo que grande parte da nova base de usuários utiliza o serviço para fins pessoais.

Entre as 1,1 milhão de conversas analisadas, 28% lidavam com assistência na escrita. Esse percentual sobe para 42% em tarefas de trabalho e chega a 52% entre usuários em cargos de gestão ou negócios. Além de criar textos do zero, 10,6% das conversas envolviam edição ou crítica de textos, 4,5% tradução e 1,4% escrita de ficção.

O levantamento também aponta que 14,9% das conversas relacionadas ao trabalho buscavam apoio para tomada de decisão ou resolução de problemas. A busca por informação cresceu de 14% em junho de 2024 para 24,4% em junho de 2025.

Por outro lado, usos menos frequentes incluem criação ou busca de imagens (6%), programação de computadores (4,2%) e cálculo matemático (3%).

Carregando publicação patrocinada...