OpenAI e AMD firmam parceria multibilionária
A OpenAI e a AMD anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de data centers de IA equipados com processadores da AMD. Pelo acordo, a OpenAI se comprometeu a adquirir 6 gigawatts em chips da empresa, com a primeira implantação — equivalente a 1 gigawatt em chips MI450 — prevista para a segunda metade de 2026. As compras serão realizadas diretamente com a AMD ou por meio de parceiros de computação em nuvem.
Os novos chips serão utilizados principalmente para tarefas de inferência. De acordo com a CEO da AMD, Lisa Su, o contrato deve gerar dezenas de bilhões de dólares em receita para a companhia nos próximos cinco anos.
Embora os detalhes financeiros não tenham sido revelados, a AMD destaca que cada “gigawatt de capacidade” representa dezenas de bilhões de dólares, o que sugere que o valor total do acordo pode ultrapassar 60 bilhões de dólares.
Como parte da parceria, a OpenAI receberá opções de compra para até 160 milhões de ações da AMD — aproximadamente 10% da empresa — ao preço simbólico de 0,01 dólar por ação.
O mercado gostou da parceria porque valida a tecnologia da AMD para outras empresas de IA. As ações da AMD dispararam 30% após o anúncio, segundo a Reuters.