Executando verificação de segurança...
2

OpenAI e Anthropic juntam-se a grupo da Linux Foundation que busca padronizar agentes de IA

A Linux Foundation está lançando um novo grupo dedicado a evitar que agentes de IA se dividam em um conjunto de produtos incompatíveis e fechados, em que conexões entre ferramentas, comportamento de agentes e orquestração fiquem restritos a poucas plataformas.

O grupo, chamado Agentic AI Foundation (AAIF), será um espaço neutro para projetos open-source relacionados a agentes de IA. No lançamento, AAIF já conta com doações da Anthropic, OpenAI e Block.

A Anthropic está contribuindo com o MCP (Model Context Protocol), um padrão para conectar modelos e agentes a ferramentas e dados. A ideia é transformar o protocolo em uma infraestrutura neutra que conecte modelos de IA a ferramentas, dados e aplicativos sem a necessidade de inúmeros adaptadores específicos. Doar o MCP para a AAIF garante que o protocolo não será controlado por um único fornecedor.

A Block está oferecendo o Goose, seu framework open-source de agentes. Já a OpenAI entra com o AGENTS.md, um arquivo simples que desenvolvedores podem adicionar ao repositório para orientar o comportamento de ferramentas de codificação baseadas em IA.

Outros membros da AAIF incluem AWS, Cloudflare e Google. A estrutura é financiada por um “fundo direcionado”, no qual empresas contribuem por meio de taxas de associação. Os planos dos projetos são definidos por comitês técnicos, e nenhum membro tem poder unilateral sobre a direção.

Carregando publicação patrocinada...