OpenAI emite alerta sobre incidente em plataforma de análise de dados utilizada pela empresa
A OpenAI informou sobre um incidente de segurança no Mixpanel, um provedor de análise de dados usado pela empresa para medir uso no front-end da interface da sua API.
Segundo a companhia, o incidente aconteceu nos sistemas do Mixpanel e envolveu dados limitados de análise relacionados a alguns usuários da API, enquanto usuários do ChatGPT e de outros produtos não foram afetados. A OpenAI também ressalta que este não foi um vazamento nos seus sistemas internos, e dados sensíveis como credenciais e dados de pagamento não foram comprometidos ou expostos.
Em 9 de novembro, o Mixpanel identificou que um invasor obteve acesso não autorizado a parte de seus sistemas e exportou um conjunto de dados contendo informações identificáveis limitadas de clientes e dados analíticos da plataforma de API da OpenAI. As informações potencialmente afetadas incluem nome, endereço de e-mail, localização, e sistema operacional e navegador utilizados.
A OpenAI removeu o Mixpanel de seus sistemas de produção e está trabalhando junto com a plataforma para investigar o incidente. As informações afetadas podem ser usadas em tentativas de phishing ou engenharia social contra usuários e organizações. Recomenda-se cautela com e-mails ou mensagens inesperadas, especialmente se contiverem links ou anexos.