OpenAI estaria avaliando utilizar verificação biométrica para bloquear bots em sua rede social em desenvolvimento
A OpenAI estaria considerando a adoção de um sistema de “prova de humanidade” em sua rede social em desenvolvimento, possivelmente baseado em verificação biométrica com tecnologias como o Face ID, da Apple, ou o World Orb, um scanner de íris criado pela Tools for Humanity, empresa fundada e presidida por Sam Altman.
A proposta seria diferenciar a nova plataforma de redes sociais como X, Instagram e TikTok, que enfrentam problemas com contas automatizadas e conteúdo sintético.
Especialistas em privacidade, no entanto, alertam para os riscos associados a esse modelo, destacando que dados biométricos, como informações de íris, são imutáveis e podem gerar consequências graves caso sejam vazados ou utilizados de forma indevida.
Desde abril de 2025, circulam especulações de que a OpenAI estaria desenvolvendo uma rede social própria. Segundo fontes próximas ao assunto, a equipe envolvida no projeto é extremamente reduzida, com menos de 10 pessoas, e o produto ainda pode passar por mudanças antes do lançamento público.