OpenAI estaria considerando cobrar uma porcentagem por “descobertas auxiliadas por IA”
A OpenAI estaria avaliando um novo modelo de negócios no qual passaria a receber uma porcentagem dos resultados comerciais obtidos por clientes a partir de “descobertas auxiliadas por IA”, em vez de cobrar apenas pelo uso de suas APIs. A proposta, que ainda estaria em discussão interna, poderia atingir setores como tecnologia, indústria farmacêutica, biotecnologia, ciência de materiais e design de chips.
O conceito de “descobertas auxiliadas por IA” inclui, por exemplo, a criação de novas moléculas para medicamentos, o desenvolvimento de ligas metálicas inéditas, arquiteturas de circuitos mais eficientes e produtos desenvolvidos por startups com apoio direto dos modelos da OpenAI. Caso essas descobertas sejam comercializadas, seja por meio do lançamento de produtos, licenciamento de patentes ou vendas diretas, a OpenAI cobraria uma taxa percentual denominada “technology empowerment fee”.
Esse modelo representaria uma mudança na relação entre fornecedores de IA e seus clientes, posicionando a OpenAI não apenas como provedora de ferramentas, mas como participante direta da cadeia de valor da inovação.