OpenAI estaria gastando até 15 milhões de dólares por dia para manter o Sora funcionando
Estimativas de especialistas do setor indicam que a OpenAI pode estar desembolsando mais de 5 bilhões de dólares por ano — o equivalente a cerca de 15 milhões de dólares por dia — para manter o funcionamento do Sora. O valor representaria mais de 25% da receita anual estimada da empresa, de 20 bilhões de dólares, destinados apenas à infraestrutura do modelo.
Esses números são baseados em cálculos de analistas, já que a OpenAI não divulga dados oficiais sobre o uso do Sora. Segundo estimativas, cada vídeo de 10 segundos gerado pela ferramenta custa aproximadamente 1,30 dólar, considerando o aluguel de GPUs a cerca de 2 dólares por hora. Com uma base de 4,5 milhões de usuários, se 25% deles produzirem em média 10 vídeos por dia, isso resultaria em cerca de 11,3 milhões de vídeos diários, o que totaliza os 15 milhões de dólares em custos diários ou 5,4 bilhões de dólares por ano.
Analistas acreditam que a eficiência do processamento de vídeo pode melhorar até cinco vezes já em 2026, e triplicar novamente até 2027. O CEO Sam Altman já afirmou que a OpenAI pretende restringir o acesso gratuito ao Sora futuramente.