OpenAI lança sistema de segurança e controles parentais no ChatGPT
O novo sistema de roteamento foi desenvolvido para identificar diálogos emocionalmente sensíveis e alternar automaticamente, durante a interação, para o GPT-5-thinking, considerado pela OpenAI o modelo mais preparado para lidar com situações de alto risco. Esse modelo recebeu o recurso “respostas seguras”, que permite tratar temas delicados de forma adequada, em vez de simplesmente recusar a interação.
Já os controles parentais permitem que responsáveis configurem a experiência de seus filhos jovens, definindo horários de uso, desativando voz e memória, bloqueando a geração de imagens e impedindo que as interações sejam usadas para treinar modelos.
Contas de adolescentes terão proteções adicionais, incluindo redução de conteúdo gráfico e de padrões de beleza extremos, e um sistema capaz de detectar sinais de intenção de automutilação. Caso o sistema identifique risco, uma equipe especializada poderá revisar a situação e alertar os pais por e-mail, mensagem de texto ou notificação no celular, a não ser que optem por não receber os avisos.
A OpenAI ressalta que o recurso pode gerar alarmes falsos e informa que está desenvolvendo mecanismos para acionar autoridades ou serviços de emergência caso seja identificada uma ameaça iminente à vida e não haja contato com os responsáveis.
As definições de controle parental estão sendo disponibilizadas gradualmente a todos os usuários e podem ser acessadas na seção de configurações do ChatGPT.