OpenAI pagará 30 bilhões de dólares por ano à Oracle por serviços de data center
Em 30 de junho, a Oracle anunciou ter firmado um contrato de computação em nuvem avaliado em 30 bilhões de dólares por ano, sem revelar inicialmente o cliente envolvido ou os serviços específicos. Agora, o CEO da OpenAI, Sam Altman, confirmou que o acordo foi fechado com sua empresa.
Segundo Altman, o contrato envolve 4,5 gigawatts de capacidade — o equivalente ao consumo de energia de aproximadamente quatro milhões de residências — como parte do projeto Stargate, anunciado em janeiro e estimado em até 500 bilhões de dólares em investimentos. A expectativa é que, até 2029, o Stargate conte com até 20 instalações de data centers em operação.
Para efeito de comparação, no ano fiscal de 2025, a Oracle faturou 24,5 bilhões de dólares com serviços de nuvem considerando todos os seus clientes combinados.
Já a OpenAI atingiu recentemente 10 bilhões de dólares em receita recorrente anual, mais que o dobro dos 5,5 bilhões registrados no ano anterior. O acordo com a Oracle, sozinho, representa três vezes a receita atual da OpenAI e não contempla os demais compromissos da empresa com infraestrutura e data centers.