OpenAI precisa garantir 207 bilhões de dólares em financiamentos até 2030, segundo analistas
A OpenAI precisará garantir 207 bilhões de dólares em novos financiamentos até 2030 para cumprir seus planos de expansão, segundo a HSBC Global Investment Research. O déficit aparece depois que a OpenAI se comprometeu a gastar 300 bilhões de dólares na Oracle, 250 bilhões na Microsoft e 38 bilhões da AWS.
O HSBC prevê que os produtos de consumo do ChatGPT atrairão 3 bilhões de usuários regulares até 2030, acima dos 800 milhões registrados no mês passado, o que equivale a 44% da população mundial com mais de 15 anos. O banco também projeta taxas de assinatura mais altas (10% contra 8%), aumento da demanda corporativa por APIs e licenciamento, além de uma fatia maior das receitas de publicidade digital indo para empresas de IA.
Ainda assim, essas projeções deixam a OpenAI com um déficit muito grande. A empresa poderia reduzir essa lacuna conquistando ainda mais usuários. Mais 500 milhões de usuários renderiam um aumento de 36 bilhões de dólares em receita, por exemplo. Ela também poderia melhorar a eficiência computacional, levantar mais capital com seus acionistas ou aumentar a dívida externa.
Se não conseguir fechar o déficit, os parceiros mais próximos da OpenAI seriam os mais prejudicados, incluindo Microsoft, Amazon, Nvidia, AMD, Oracle e SoftBank.