OpenAI quer comprar Chrome e transformá-lo em uma experiência centrada em IA
A OpenAI demonstrou interesse em adquirir o navegador Chrome, caso o Google seja obrigado a vendê-lo como resultado do processo antitruste movido pelo Departamento de Justiça dos EUA.
A informação foi divulgada por Nick Turley, chefe de produto do ChatGPT, durante o julgamento que avalia o monopólio do Google no setor de buscas. Entre as penalidades propostas pelo governo norte-americano estão a obrigatoriedade de o Google compartilhar seu índice de busca com concorrentes e vender o navegador.
Turley afirma que a OpenAI entraria na disputa caso essa venda fosse exigida. Ele também menciona o interesse da empresa em obter acesso à API de busca do Google, o que, segundo ele, permitiria à OpenAI “oferecer um produto melhor aos usuários”. Atualmente, a OpenAI mantém uma parceria com a Microsoft e utiliza dados do Bing.
A empresa já teria considerado desenvolver seu próprio navegador baseado no Chromium como alternativa ao Chrome. Recentemente, ela contratou dois ex-engenheiros do Google, Ben Goodger e Darin Fisher, que participaram do lançamento original do Chrome.