Pela primeira vez, engenheiros transmitem sinais quânticos pela internet usando protocolo padrão
Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia conseguiram transmitir sinais quânticos por cabos comerciais de fibra óptica utilizando o mesmo Protocolo de Internet (IP) que sustenta a web atual.
O experimento, realizado na rede de fibra óptica do campus da Verizon, conectou dois prédios separados por cerca de 1 quilômetro. Essa é a primeira vez que sinais quânticos, altamente frágeis, trafegam em infraestrutura de uso cotidiano fora do laboratório.
O avanço foi possível graças ao “Q-Chip”, um chip de silício desenvolvido pela universidade que coordena dados quânticos e clássicos. Ele é capaz de corrigir ruídos automaticamente, agrupar ambos os tipos de dados em pacotes no formato tradicional da internet e roteá-los usando os mesmos sistemas de endereçamento e ferramentas de gerenciamento que conectam dispositivos comuns online.
Nos testes, a rede manteve fidelidade acima de 97% mesmo diante de ruídos externos como variações de temperatura, vibrações estruturais e atividades sísmicas.
Como o chip é fabricado em silício com técnicas já consolidadas, pode ser produzido em larga escala, abrindo caminho para o desenvolvimento de uma futura “internet quântica”.