Executando verificação de segurança...
3

Pela primeira vez na história, energia renovável ultrapassa carvão como maior fonte de eletricidade do mundo

Uma análise do think tank de energia Ember indica que, no primeiro semestre de 2025, a combinação de energia solar e eólica superou o crescimento da demanda global, ultrapassando pela primeira vez o carvão como principal fonte de eletricidade. Esse avanço provocou uma queda na geração de carvão e gás em comparação ao mesmo período de 2024.

A demanda global de eletricidade cresceu 2,6% nos primeiros seis meses do ano, equivalente a 369 terawatts-hora (TWh) a mais que no ano anterior. A energia solar respondeu por 83% desse aumento, com crescimento de 306 TWh, representando alta de 31% em relação a 2024.

A geração de carvão recuou 0,6% (-31 TWh) e a de gás caiu 0,2% (-6 TWh), resultando em uma redução total de 0,3% (-27 TWh) na produção a partir de combustíveis fósseis. Como consequência, as emissões do setor elétrico global diminuíram 0,2%.

No período, as fontes renováveis geraram 5.072 TWh de eletricidade, acima dos 4.709 TWh registrados no mesmo semestre do ano anterior, enquanto o carvão produziu 4.896 TWh.

A China manteve-se como maior potência global em energia limpa, adicionando mais capacidade solar e eólica do que o restante do mundo somado, e teve redução de 2% (-58,7 TWh) na geração fóssil. Por outro lado, nos EUA, o crescimento da demanda superou a expansão das renováveis, elevando a geração a partir de combustíveis fósseis. Já na União Europeia, a performance mais fraca da energia eólica e hidrelétrica fez com que gás e carvão fossem utilizados em maior escala para compensar.

Carregando publicação patrocinada...