Pentágono fecha acordo de até 800 milhões de dólares com OpenAI, Google, Anthropic e xAI
O Escritório de Inteligência Artificial e Digital do Departamento de Defesa (CDAO) anunciou contratos com OpenAI, Google, Anthropic e xAI para ajudar no uso da IA em uma série de aplicações militares – cada contrato com teto de 200 milhões de dólares.
O Pentágono demonstrou especial interesse em IA “agente”, mencionando que pretende contar com a expertise das empresas para desenvolver fluxos de trabalho em diversas áreas de missão. A ideia é que esses experimentos iniciais ajudem o governo a entender como aplicar IA em contextos militares, enquanto as empresas também deverão compreender e atender necessidades críticas de segurança nacional.
As Forças Armadas dos EUA terão acesso aos modelos mais recentes do Google, além de infraestrutura da empresa espalhada pelo país.
A Anthropic, cujo contrato com o governo é de dois anos, afirma que ajudará o governo a identificar os melhores casos de uso para IA, desenvolver modelos treinados com dados do Departamento de Defesa, mitigar usos adversários de IA e trabalhar em protótipos de capacidades avançadas que fortaleçam a segurança nacional dos EUA.
No caso da xAI, a empresa apenas reconheceu o contrato e menciona que seus produtos agora estão disponíveis para compra pelo governo dos EUA por meio da Administração de Serviços Gerais (GSA), o que significa que podem ser adquiridos por qualquer agência federal.
Já o contrato com a OpenAI é o mesmo firmado com o Departamento de Defesa dos EUA em junho, sendo, na prática, uma ampliação do que já havia sido comunicado, e não um novo acordo.