Executando verificação de segurança...
1

Pesquisadores buscam levar realidade virtual ao mundo físico

Cientistas da Universidade de Princeton estão desenvolvendo uma tecnologia que integra realidade virtual e robôs físicos, com potencial para aprimorar experiências em colaboração remota, educação, entretenimento e jogos.

Com o sistema, um usuário equipado com um headset de realidade mista pode, por exemplo, selecionar virtualmente uma bebida ou pedir que uma abelha animada transporte um pacote de salgadinhos até o sofá. Inicialmente, os itens aparecem apenas no ambiente virtual, mas logo depois são entregues fisicamente por um robô invisível ao usuário.

Um dos principais desafios é permitir que o usuário expresse seus comandos de forma simples, como mover uma caneta à distância. Para isso, os pesquisadores desenvolveram uma técnica de interação baseada em gestos manuais, que são convertidos em comandos para o robô. Este, por sua vez, utiliza seu próprio headset de realidade mista para posicionar corretamente os objetos no ambiente físico.

Outro desafio consiste em gerenciar a presença de objetos físicos no campo de visão do usuário. Para contornar isso, a equipe criou uma cópia digital detalhada do espaço físico, permitindo apagar elementos como um robô em movimento ou adicionar objetos virtuais, como a abelha animada. Cada centímetro do ambiente precisa ser escaneado e renderizado digitalmente. Embora o processo ainda seja trabalhoso, os pesquisadores planejam automatizá-lo no futuro, possivelmente com o auxílio de robôs.

Carregando publicação patrocinada...