Pesquisadores desenvolvem dispositivo do tamanho de uma moeda que gera energia limpa
Pesquisadores da Universidade de Waterloo criaram um dispositivo de baixo custo capaz de gerar eletricidade utilizando apenas cascas de nozes descartadas e gotas de água.
Batizado de WEG, o equipamento, do tamanho de uma moeda, produz energia elétrica à medida que a água evapora por uma complexa rede de poros presente na estrutura da casca, sem necessidade de triturar, mergulhar ou processar o material. Durante o movimento, os íons eletricamente carregados interagem com a superfície das cascas, criando um desequilíbrio de carga que gera eletricidade.
Ao conectar quatro unidades do WEG, compostas por cascas, gotas de água, eletrodos, fios e uma estrutura impressa em 3D, a equipe conseguiu alimentar uma calculadora LCD.
A tecnologia tem potencial para fornecer energia a pequenos dispositivos eletrônicos, especialmente em regiões remotas ou sem acesso à rede elétrica, incluindo equipamentos IoT, smartwatches e dispositivos de auxílio em situações de desastre.
A equipe trabalha agora no desenvolvimento de versões vestíveis do WEG, capazes de captar energia do suor ou da chuva, e também está testando o uso de madeira como alternativa às cascas de nozes.