Pesquisadores desenvolvem ladrilho de piso inteligente capaz de monitorar fluxo de tráfego de pessoas
Pesquisadores apresentaram um “ladrilho de piso inteligente” capaz de monitorar passivamente o número de pedestres e o fluxo de tráfego, sem usar nenhuma fonte externa de energia. Em vez disso, o ladrilho é alimentado pela energia mecânica gerada quando as pessoas pisam sobre ele. O avanço pode tornar mais fácil e barato o monitoramento de multidões para fins de segurança pública.
O ladrilho inteligente tem apenas 15 milímetros de espessura e contém coletores eletromagnéticos de comutação quase estática, conhecidos como QST. Esses coletores convertem a energia mecânica de um passo em energia elétrica ao usar o impacto do pé para acionar um mecanismo especial semelhante a uma mola. Quando esse mecanismo é comprimido ou liberado além de um limite de 1 milímetro, ele cria um fluxo magnético através de uma bobina, induzindo um pulso de tensão abrupto. Essa energia elétrica é então usada para transmitir dados, que incluem um registro de tempo e informações sobre a direção do passo, por meio de Bluetooth de baixo consumo para um servidor em nuvem, permitindo o monitoramento em tempo real.
Em experimentos controlados, com uma única pessoa caminhando devagar ou rapidamente sobre o ladrilho inteligente, o sistema conseguiu identificar corretamente a direção do deslocamento com uma taxa de sucesso de 97,4%. Mesmo durante a corrida, a taxa de sucesso permaneceu em 92,6%.
Para testar com multidões, os pesquisadores instalaram o ladrilho inteligente na entrada do próprio laboratório e usaram gravações em vídeo para verificar a precisão do monitoramento do fluxo de pessoas ao longo de 120 horas consecutivas, ou cinco dias. Nesse cenário, o ladrilho ainda alcançou uma taxa geral de sucesso de 94,8% na contagem de pessoas e na determinação da direção.
No entanto, no estágio atual, ele não consegue contar pedestres que caminham lado a lado, apenas aqueles que se deslocam em fila única. Além disso, o alcance da transmissão via Bluetooth é limitado a 10 metros, o que exige que o receptor de dados fique relativamente próximo do ladrilho.