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Pesquisadores desenvolvem sistema de resfriamento de chips que utiliza princípio da evaporação

Pesquisadores criaram um sistema de resfriamento que utiliza o princípio da evaporação para dissipar o calor de componentes de alta potência em servidores de IA. A tecnologia combina uma membrana especialmente projetada com canais microfluídicos, permitindo a remoção eficiente do calor gerado pelas GPUs.

O sistema é composto por três camadas: uma inferior, com microcanais por onde circula o líquido; uma intermediária, formada por uma membrana de fibras porosas que absorve o fluido por capilaridade; e uma superior, onde ocorre a evaporação em vapor sob o efeito do calor dos componentes.

Em testes, a solução alcançou um fluxo térmico de aproximadamente 800 watts por centímetro quadrado, ou seja, cada centímetro quadrado da superfície conseguiu dissipar 800 W de calor de forma estável por horas.

Em comparação, resfriamentos a ar chegam a 30 W/cm², enquanto o líquido tem capacidade para até 200 W/cm².

A nova abordagem promete reduzir muito o consumo de energia destinado ao resfriamento, além de diminuir o uso de água em comparação com sistemas convencionais baseados em líquido ou imersão.

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