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Pesquisadores investigam impacto do uso de LLMs no cérebro humano em tarefas de redação

Pesquisadores analisaram como o uso de modelos de linguagem afeta o funcionamento cerebral durante tarefas de redação, levantando preocupações sobre o possível acúmulo de “dívida cognitiva” — um estado em que o cérebro delega parte do esforço cognitivo a ferramentas externas.

No experimento, os participantes foram divididos em três grupos: um com acesso a LLMs, outro com acesso a um motor de busca, e um terceiro que deveria contar apenas com o próprio raciocínio. Todos realizaram três sessões seguindo essa divisão. Na quarta, houve uma troca: os que usavam LLM passaram a escrever sem apoio (LLM-para-Cérebro), e o grupo que antes não usava nenhuma ferramenta passou a utilizar LLM (Cérebro-para-LLM). Ao todo, 54 pessoas participaram das três primeiras sessões, e 18 completaram a quarta.

Durante as tarefas, os pesquisadores registraram a atividade cerebral dos participantes por meio de eletroencefalografia (EEG), medindo o nível de engajamento cognitivo, a carga mental e a ativação de diferentes regiões do cérebro. Os resultados mostraram que quanto maior o uso de ferramentas externas, menor a conectividade cerebral. O grupo que escreveu sem apoio apresentou as redes neurais mais fortes; o grupo com motor de busca teve engajamento intermediário; e o grupo com LLM demonstrou o menor nível de ativação neural.

Na sessão final, os participantes que deixaram de usar LLM mostraram conectividade reduzida e menor atividade nas redes alfa e beta, indicando um possível enfraquecimento da capacidade cognitiva. Já aqueles que passaram a usar LLM demonstraram maior ativação de áreas ligadas à memória visual – comportamento similar ao observado no grupo com motor de busca.

Além disso, participantes que utilizaram LLM relataram menor senso de autoria sobre os textos produzidos. O grupo com motor de busca sentiu-se mais responsável pelos próprios textos, mas ainda em menor grau do que o grupo que não utilizou nenhuma ferramenta. Além disso, os usuários de LLM tiveram mais dificuldade para lembrar trechos dos textos escritos poucos minutos antes.

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