Executando verificação de segurança...
9

Pesquisadores propõem transformar smartphones antigos em data centers locais

Pesquisadores da Universidade de Tartu, na Estônia, estão investigando o potencial de reutilizar smartphones antigos como micro data centers locais, com o objetivo de reduzir o descarte de lixo eletrônico.

Em vez de simplesmente descartar os aparelhos em bom estado, a equipe removeu suas baterias de íon-lítio — para evitar riscos de vazamento químico — e passou a alimentá-los com fontes externas de energia. Quatro dispositivos foram reunidos em um suporte impresso em 3D, formando um protótipo funcional.

O sistema foi testado em diferentes cenários. Em um deles, operou submerso para auxiliar pesquisas marinhas, processando vídeos localmente e identificando espécies aquáticas em tempo real — eliminando a necessidade de gravação e posterior análise na superfície.

Em outro exemplo, os pesquisadores sugerem instalar esses dispositivos em pontos urbanos, como paradas de ônibus, para contar passageiros e gerar dados úteis ao planejamento do transporte público.

Carregando publicação patrocinada...
3

Eu tenho 17 anos e venho fazendo algo parecido, eu uso dispositivos que rodem android ou que seja possível instalar algum OS Linux Based para criar servidores para pessoas, no android utilizo o app Termux que é um emulador de terminal debian, isso ajuda contra o desperdício e é útil, com isso pessoas podem criar servidores locais dedicados com custos baixíssimos e ainda ajudar tanto o meio ambiente quanto o próprio desejo, a pessoa terá um banco de dados/servidor local dedicado com total acesso, personalização e segurança desejada, eu mesmo uso um j2 prime em casa como servidor para gerenciar tarefas simples que tenho como testes de sockets e host.

2

A ideia de reaproveitar dispositivos eletrônicos é muito bonita e uma das que eu mais admiro, sempre gostei de fazer isso, a sensação de "ressuscitar" um dispositivo antigo e atribuir uma nova função para ele é extremamente prazerosa; tenho um LG K10 (K430), apesar de ter um desempenho pífio, talvez ele pudesse ter alguma serventia.

Até o momento, um dos poucos eletrônicos que consegui reaproveitar, foi um tablet antigo da Samsung, hoje estudo formas melhores de transformá-lo em um Kindle.