Executando verificação de segurança...
1

Pesquisadores teriam descoberto maior roubo de Bitcoin da história

Pesquisadores afirmam ter identificado o maior roubo de Bitcoin já registrado, de 127.426 Bitcoins, ocorrido em 2020, com prejuízo estimado em 3,5 bilhões de dólares na época — o equivalente a 14,5 bilhões de dólares em valores atuais.

O alvo do ataque foi o pool de mineração chinês LuBian, que chegou a ser o sexto maior da rede Bitcoin. Em maio de 2020, o pool concentrava cerca de 6% da capacidade total de hash-rate da rede.

Segundo a investigação, os ataques teriam explorado uma grave vulnerabilidade no sistema de geração de chaves privadas da LuBian, que utilizava uma entropia de apenas 32 bits — extremamente fraca para padrões de segurança. Essa falha permitiria que qualquer pessoa com poder computacional semelhante ao de um computador gamer, em poucos dias, conseguisse acessar as carteiras do pool por meio de ataques de força bruta.

Desde então, a LuBian ainda mantém 11.886 Bitcoins remanescentes, enquanto o invasor nunca movimentou os ativos roubados — preservando até hoje todos os fundos furtados. De acordo com a plataforma Arkham, a última movimentação relacionada ao invasor foi uma consolidação de carteiras em julho de 2024. Com isso, ele se tornou o 13º maior detentor individual de Bitcoin no mundo.

O ataque ultrapassa o caso da corretora Mt. Gox, que em 2014 sofreu o roubo de 850 mil Bitcoins. No entanto, na época, o valor do ativo era significativamente menor — totalizando cerca de 460 milhões de dólares.

Carregando publicação patrocinada...