Pesquisadores transmitem energia a partir de um avião em movimento
Pesquisadores realizaram, pela primeira vez, a transmissão de energia a partir de uma aeronave em movimento. O experimento foi conduzido pela startup Overview Energy e utilizou um avião Cessna voando a cerca de 5.000 metros de altitude.
No teste, a equipe empregou transmissão óptica, por meio de um laser em infravermelho, direcionando a luz para painéis solares no solo, que converteram o infravermelho em eletricidade. Para manter o feixe corretamente alinhado enquanto o avião se deslocava, foi utilizado um conjunto de sistemas de apontamento e controle do feixe.
O objetivo do experimento é demonstrar a viabilidade da transmissão de energia do espaço para a Terra. A proposta da startup é lançar satélites em órbita geoestacionária capazes de coletar energia solar sem filtragem, em uma região onde o Sol nunca se põe, e enviar essa energia de volta ao planeta.
A transferência seria feita por ondas de infravermelho próximo, captadas por painéis solares já existentes no solo, de forma semelhante à maneira como esses painéis recebem a luz solar durante o dia. Esse conceito é conhecido como energia solar espacial.
Embora o teste da Overview tenha transferido apenas uma pequena quantidade de energia, ele utilizou os mesmos componentes e técnicas que a empresa pretende empregar em missões espaciais. A startup planeja ter satélites em órbita geoestacionária transmitindo megawatts de energia até 2030 e atingir a escala de gigawatts ainda ao longo da mesma década.