Executando verificação de segurança...
0

Pesquisadores usam óculos inteligentes para treinar robôs de uso geral

Pesquisadores da Universidade de Nova York desenvolveram um sistema chamado EgoZero, que utiliza óculos inteligentes para treinar robôs com base em dados coletados de interações humanas do dia a dia. O sistema emprega uma versão aprimorada dos óculos Project Aria, da Meta, equipados com sensores voltados para pesquisa.

Em uma prova de conceito, a equipe treinou um robô para executar sete tarefas de manipulação, como pegar um pedaço de pão e colocá-lo em um prato. Para cada tarefa, foram coletados 20 minutos de dados de humanos realizando as ações, registrados pelos óculos. Quando testado, o robô conseguiu completar as tarefas com uma taxa de sucesso de 70%.

O nome EgoZero faz referência ao ponto de vista egocêntrico dos dados, capturados como se fossem os olhos do usuário, e ao fato de que o sistema é treinado sem necessidade de dados coletados de robôs, que são mais caros e complexos de obter.

Os dados humanos são convertidos em informações de navegação 3D, permitindo que os robôs realizem tarefas de manipulação independentemente do tipo de braço robótico utilizado. Essa abordagem gera um modelo generalizável, capaz de aprender novas tarefas sem depender de grandes volumes de dados específicos de robôs, como exigido em métodos tradicionais de treinamento.

Carregando publicação patrocinada...