Pesquisadores utilizam tipo especial de diamante para resfriar chips
Pesquisadores desenvolveram um tipo especial de diamante capaz de ser utilizado diretamente em chips para melhorar sua dissipação térmica.
O diamante é conhecido por ser um dos melhores condutores de calor do mundo e, ao mesmo tempo, um isolante elétrico, mas sua aplicação em componentes eletrônicos sempre foi limitada pelas altas temperaturas necessárias para seu crescimento — acima de 1.000 °C, o que destruiria os circuitos.
A equipe conseguiu contornar essa limitação ao criar uma versão do material que pode ser formada diretamente sobre os chips a cerca de 400 °C, sem causar danos às partes delicadas. Diferente dos diamantes usados em jóias, essa versão é uma camada extremamente fina, de apenas alguns micrômetros, composta por minúsculos cristais.
Em testes com transistores de nitreto de gálio, o uso dessa camada reduziu a temperatura em mais de 50 °C. Em sistemas de radiofrequência, a queda chegou a 70 °C. A expectativa é que o efeito seja ainda maior em chips de última geração, já que o diamante pode ser aplicado muito próximo aos transistores, ajudando a dispersar o calor lateralmente e prevenindo o superaquecimento.