Plugin open-source utiliza regras da Wikipédia para fazer IA soar humana
Siqi Chen, cofundador e CEO da Runway, lançou um plugin open-source chamado “Humanizer” para o Claude Code, com o objetivo de instruir o modelo a evitar 24 padrões de linguagem e formatação associados a textos gerados por chatbots. A proposta é fazer com que o conteúdo produzido pela IA pareça mais humano.
A ironia está no fato de que esses padrões foram originalmente catalogados por voluntários da Wikipédia justamente para identificar textos gerados por inteligência artificial. Agora, o mesmo material está sendo reutilizado com o objetivo oposto.
O plugin tem como base o guia do WikiProject AI Cleanup, criado no fim de 2023 por editores da Wikipédia. Ele aponta características como linguagem inflada, tom excessivamente promocional, uso exagerado de adjetivos e construções com gerúndio no fim das frases, além de apresentar exemplos de como transformar esse estilo em algo mais direto e factual.
O “Humanizer” funciona como um arquivo em Markdown que adiciona instruções padronizadas ao prompt do Claude, interpretadas com mais precisão do que um prompt comum.
Em testes limitados, o plugin tornou os textos menos precisos e mais casuais, o que pode ajudar a parecer mais humano, mas não melhora a precisão factual e pode prejudicar tarefas como programação ou documentação técnica.