Executando verificação de segurança...
1

Primeiro chip de computação termodinâmica do mundo chega à fase de tape-out

O CN101, desenvolvido pela Normal Computing, é o primeiro chip de computação termodinâmica projetado para data centers voltados a IA e computação de alto desempenho. Trata-se de um ASIC — chip criado para executar tarefas específicas de forma muito mais eficiente que processadores genéricos, como CPUs ou GPUs.

O CN101 utiliza princípios da física, como a termodinâmica, para alcançar níveis de eficiência computacional impossíveis para chips convencionais. Ele é desenvolvido especialmente para operações de álgebra linear e matrizes, além de empregar um sistema próprio de amostragem para cálculos probabilísticos, fundamentais no treinamento de IA em data centers modernos, alcançando até mil vezes mais eficiência energética nesse tipo de carga de trabalho.

Os chips termodinâmicos diferem radicalmente da computação tradicional. Enquanto o “ruído” é considerado um problema na eletrônica convencional, esses dispositivos utilizam o ruído para resolver problemas. Seus componentes iniciam em um estado semi-aleatório. Um programa é inserido e, ao atingir o equilíbrio, esse estado é lido como a solução. Esse método é adequado apenas para aplicações com resultados não determinísticos.

A fase de tape-out marca o ponto em que o design do chip é finalizado e pronto para fabricação física.

Carregando publicação patrocinada...