Projeto recupera 144 ROMs inéditas de jogos do Sega Genesis dos anos 1990
A Video Game History Foundation anunciou o sucesso de um projeto conduzido ao longo de vários anos para recuperar jogos do Sega Channel, serviço da metade dos anos 1990. Foram recuperadas mais de 140 ROMs de jogos do Sega Genesis desse período que nunca haviam sido extraídas oficialmente do hardware ou dos sistemas originais e preservadas em formato digital. Os dados foram encontrados em uma coleção de fitas de backup pertencentes a ex-funcionários do Sega Channel.
Lançado em 1994, o Sega Channel oferecia cerca de 50 jogos disponíveis para os assinantes, com um catálogo que era rotacionado mensalmente. Ao longo de sua vida útil, mais de 140 jogos foram publicados para a plataforma. A assinatura do Sega Channel custava cerca de 15 dólares. A Sega teve a visão de criar um serviço de distribuição digital de jogos em uma época em que apenas cerca de 2% a 3% das residências nos EUA tinham acesso à internet, utilizando a ampla rede de TV a cabo do país para distribuir os dados dos jogos. O Sega Channel não foi lançado no Brasil.
A VGHF também preservou dados dos menus e da programação do serviço, incluindo conteúdos como artes feitas por fãs e dicas de jogos ao longo da história da plataforma. Entre os títulos exclusivos preservados estão Garfield Caught in the Act: The Lost Levels, uma extensão exclusiva do jogo lançado fisicamente; The Flintstones, jogo baseado no filme que, segundo a VGHF, era “considerado permanentemente perdido e irrecuperável”; Iron Hammer, desenvolvido para um headset de realidade virtual da Sega que nunca foi lançado; além de Waterworld e Pico Ports. Também foram encontrados demos de um navegador web para o Sega Genesis que nunca chegou a ser lançado, conhecido como Web Blaster.
A coleção de ROMs recuperadas foi entregue ao Gaming Alexandria, que está disponibilizando esses arquivos para download.