Relatório educacional que defende uso ético da IA contém mais de 15 referências falsas
Especialistas apontam que um relatório de reforma educacional elaborado para a província canadense de Newfoundland e Labrador contém pelo menos 15 citações fabricadas, que acadêmicos suspeitam terem sido geradas por um modelo de linguagem, apesar de o próprio documento defender o uso “ético” da tecnologia nas escolas.
Intitulado “A Vision for the Future: Transforming and Modernizing Education” e publicado em 28 de agosto, o relatório apresenta um plano de 10 anos para modernizar escolas públicas e instituições de ensino superior da província.
Entre as referências falsas, uma menciona um suposto filme de 2008 do National Film Board chamado “Schoolyard Games”, que nunca existiu. Na realidade, a citação apareceu em um guia de estilo da Universidade de Victoria, criado apenas para ensinar estudantes a formatar referências, e que já alertava logo na primeira página que “muitas citações neste guia são fictícias”.
Ainda não está claro se a inserção dessas fontes ocorreu por meio de um modelo de IA ou se foi resultado de alguém copiando as referências fictícias diretamente do guia como se fossem reais.
Um professor de uma das universidades envolvidas relata não ter conseguido localizar diversas das fontes listadas, mesmo após buscas na biblioteca da instituição, em bases acadêmicas e no Google.
O relatório agora será revisado para corrigir os erros.