Consultoria McKinsey publica relatório sobre como empresas de SaaS podem integrar IA eficazmente
A McKinsey, empresa global de consultoria em gestão, publicou um relatório analisando o que empresas de software como serviço (SaaS) precisam fazer para integrar capacidades de IA de forma eficaz em suas soluções. Segundo a consultoria, existem três obstáculos principais que dificultam a monetização da tecnologia.
O primeiro desafio é demonstrar economia tangível. Embora muitas empresas de software apresentem casos de uso potenciais, apenas 30% divulgaram retornos sobre investimento mensuráveis em implementações reais com clientes.
Ao mesmo tempo, muitos clientes percebem a IA como um fator que aumenta os custos de TI, sem compensação via redução de pessoal. O elevado investimento necessário para desenvolver modelos de IA torna a tecnologia cara, e a integração da IA em toda a estrutura de atendimento de uma empresa típica pode gerar aumento de preços entre 60% e 80%, segundo a McKinsey.
O segundo desafio é escalar a adoção após a implantação inicial. A consultoria atribui essa dificuldade ao baixo investimento em gestão de mudanças, estimando que, para cada dólar gasto no desenvolvimento de modelos, sejam necessários três dólares adicionais em gestão de mudança, incluindo treinamento de usuários e monitoramento de desempenho.
O terceiro problema é a falta de previsibilidade nos preços, o que dificulta que clientes estimem como seus custos com IA vão evoluir. Os modelos de precificação costumam ser complexos e pouco transparentes.
Para enfrentar esses desafios, a McKinsey recomenda que empresas de software foquem em estruturar seus preços na era da IA, em vez de simplesmente avaliar se vale a pena adicionar IA a todos os produtos. A consultoria também observa que o custo de inferência está caindo rapidamente, exigindo equilíbrio na cobrança conforme cresce a adoção. Nos últimos dois anos, o custo de entrega de modelos de linguagem de larga escala caiu mais de 80% ao ano.
Além disso, o perfil dos compradores está mudando. Decisões de aquisição estão migrando do departamento de TI para áreas de negócio, cujos líderes agora avaliam orçamentos entre investir em pessoal ou em IA, esperando que os fornecedores demonstrem valor concreto e resultados, não apenas funcionalidades.