Executando verificação de segurança...
1

Signal anuncia proteção contra Recall do Windows 11

O aplicativo desktop do Signal para Windows 11 agora conta com a funcionalidade “Segurança de tela”, ativada por padrão e disponível na seção de “Privacidade” das configurações. O recurso impede que o sistema capture imagens das conversas exibidas no aplicativo, bloqueando totalmente a visualização do conteúdo.

Para isso, a equipe implementou um recurso técnico do próprio Windows, o Digital Rights Management (DRM), que diz ao sistema operacional que o conteúdo exibido naquela janela não deve ser capturado por ferramentas de print de tela. A tecnologia é utilizada no aplicativo da Netflix, por exemplo. Isso é inusitado, pois o DRM foi criado originalmente para proteger conteúdo contra o usuário, como impedir que ele grave filmes protegidos por direitos autorais. O Signal está invertendo esse propósito, usando essa tecnologia para proteger o usuário contra o próprio sistema operacional.

Caso o usuário tente desativar a proteção, um aviso será exibido informando sobre os riscos relacionados a capturas de tela no Windows. A alteração só é concluída mediante confirmação. A configuração é local, ou seja, afeta apenas o computador em uso e não interfere em capturas de tela realizadas em outros dispositivos.

O Signal alerta que, com a funcionalidade ativada, ferramentas de acessibilidade — como leitores de tela ou recursos de ampliação para pessoas com deficiência visual — podem apresentar mau funcionamento.

Carregando publicação patrocinada...