Signal implementa medidas de segurança contra futuras ameaças de computadores quânticos
O Signal anunciou a implementação do Sparse Post Quantum Ratchet (SPQR), tecnologia que aumenta a resistência do Signal Protocol a ameaças futuras de computadores quânticos, que poderiam quebrar a criptografia tradicional. O Signal Protocol, de código aberto, oferece criptografia de ponta a ponta para comunicações privadas.
A novidade não exige nenhuma ação dos usuários, que terão suas conversas atualizadas automaticamente para o novo protocolo.
O SPQR torna o sistema resistente a computadores quânticos sem comprometer proteções já existentes, como Forward Secrecy, que garante que mensagens antigas permaneçam seguras, e Post-Compromise Security, que mantém a segurança das conversas futuras mesmo após um ataque.
O mecanismo atualiza continuamente as chaves de criptografia ao longo da sessão, garantindo segurança mesmo em caso de comprometimentos temporários ou futuros ataques quânticos. Ele se integra ao sistema antigo do Signal, chamado Double Ratchet, formando o Triple Ratchet, que combina a proteção tradicional com a nova segurança pós-quântica.
O SPQR foi desenvolvido para lidar com diferentes cenários, como mensagens perdidas, usuários offline ou tentativas de interferência.