Executando verificação de segurança...
0

Startup apoiada por Bill Gates desenvolve transistores ópticos 10 mil vezes menores que os atuais

A Neurophos, startup norte-americana de chips de inteligência artificial apoiada por Bill Gates, afirma ter desenvolvido uma unidade de processamento óptico com desempenho até 10 vezes superior ao do supercomputador de IA Nvidia Vera Rubin NVL72, mantendo um consumo de energia semelhante.

O avanço é resultado do uso de uma matriz fotônica de 1.000 × 1.000, cerca de 15 vezes maior do que as matrizes 256 × 256 comuns em GPUs atuais, combinada com frequências de operação muito mais altas.

Segundo a empresa, foi possível criar transistores ópticos aproximadamente 10.000 vezes menores do que os disponíveis atualmente em fotônica de silício, resolvendo um dos principais gargalos da área, que é a baixa densidade de computação nos chips ópticos existentes.

O primeiro chip, chamado Tulkas T100, operaria a 56 GHz, um valor muito acima dos 9,1 GHz recorde em CPUs de consumo e dos 2,6 GHz de clock boost em GPUs profissionais. A Neurophos também afirma que seus transistores ópticos podem ser fabricados com tecnologias atuais de semicondutores, o que abre caminho para produção em larga escala em fábricas como TSMC ou Intel.

Apesar do potencial, os chips ainda estão em fase de testes e não devem entrar em produção em volume antes de 2028.

Carregando publicação patrocinada...