Startup de Sam Altman quer usar ondas sonoras para ler o cérebro
Sam Altman, CEO da OpenAI, recrutou o engenheiro biomolecular Mikhail Shapiro para integrar a Merge Labs, sua nova startup de interface cérebro-computador que deve ser anunciada oficialmente em breve. A empresa pretende adotar uma abordagem menos invasiva do que a da Neuralink, de Elon Musk.
Shapiro lidera um laboratório de engenharia no Instituto de Tecnologia da Califórnia reconhecido por avanços em biotecnologia molecular, com foco em técnicas não invasivas de imagem e controle neural. Seu trabalho se concentra especialmente no uso de ultrassom para interagir com o cérebro humano sem necessidade de cirurgias abertas, como as exigidas pelos implantes da Neuralink.
O pesquisador defende que ondas sonoras e campos magnéticos podem ser usados para criar uma interface cérebro-computador. Em vez de inserir eletrodos diretamente no tecido cerebral, ele explica que é mais fácil introduzir “genes nas células” para modificá-las de modo que respondam ao ultrassom.
A expectativa é que a Merge Labs seja oficialmente anunciada nas próximas semanas, com Sam Altman assumindo o cargo de presidente, mas sem envolvimento direto nas operações diárias.