Startup demonstra primeiro dispositivo vestível “quase telepático” do mundo
A Alterego apresentou um dispositivo vestível que, segundo a empresa, permite comunicação silenciosa, contínua e à velocidade do pensamento, com potencial para transformar a interação entre humanos e tecnologia, bem como entre pessoas.
Entre as funções anunciadas estão digitar mentalmente sem teclado, restaurar a fala para pessoas com deficiência, pesquisar na internet silenciosamente, controlar aplicativos e dispositivos sem uso das mãos, fazer perguntas sobre o ambiente por câmeras integradas, manter conversas privadas silenciosas com outras pessoas e ampliar a colaboração humano-IA.
O aparelho é usado ao redor das orelhas, semelhante a óculos, apoiando-se na parte de trás da cabeça. Durante uma demonstração, o CEO Arnav Kapur mostrou a ferramenta enviando mentalmente uma lembrança para o celular, indicando potencial para adicionar notas e lembretes em aplicativos inteligentes.
Em seguida, o COO Max Newlon utilizou o dispositivo, que atualmente funciona apenas com fio, para manter uma conversa mental com Kapur, demonstrando sua utilidade em ambientes barulhentos. Também foi apresentada uma conversa com tradução simultânea para mandarim, realizada exclusivamente por pensamento.
A tecnologia “Silent Sense” detecta passivamente sinais sutis do cérebro direcionados ao sistema de fala antes que as palavras sejam pronunciadas, sem “ler os pensamentos do usuário”.
Apesar do potencial, ainda não há previsão de lançamento comercial, e, além da demonstração em vídeo da empresa, não foram divulgados detalhes técnicos adicionais nem confirmação da plena funcionalidade anunciada.