Startup quer relançar “Twitter” alegando que X abandonou a marca
Uma startup chamada Operation Bluebird anunciou que entrou com uma petição formal no Escritório de Patentes e Marcas dos EUA, pedindo que a agência federal cancele as marcas registradas da X Corporation para as palavras “Twitter” e “tweet”, alegando que esses termos foram eliminados dos produtos, serviços e materiais de marketing do X.
Se for bem-sucedida, a Operation Bluebird lançaria uma nova rede social com o nome Twitter.new, possivelmente já no final do ano que vem. Segundo a startup, apesar de existirem redes sociais no estilo do Twitter, como Threads, Mastodon e Bluesky, nenhuma delas possui o reconhecimento de marca que o Twitter tinha antes da aquisição por Musk.
Elon Musk comprou o Twitter em 2022 por 44 bilhões de dólares. Ele eventualmente mudou o nome e a identidade visual da empresa de Twitter para X. Essa decisão, diz a Operation Bluebird, criou uma brecha para que o nome Twitter fosse considerado formalmente abandonado.
O X ainda pode conseguir defender as marcas do Twitter se conseguir demonstrar que ainda as utiliza, ou pretende utilizar no futuro.