Taxa de adoção de IA apresenta queda entre grandes empresas nos EUA
De acordo com uma pesquisa conduzida pelo U.S. Census Bureau, grandes empresas norte-americanas, com mais de 250 funcionários, reduziram sua utilização de IA. A desaceleração começou em junho, quando a taxa estava em aproximadamente 13,5%, caindo para cerca de 12% no final de agosto.
Entre empresas menores, com até 249 funcionários, também foram registradas oscilações, mas a tendência geral até meados de 2025 era de crescimento, apesar de uma queda recente em faixas intermediárias como 100–249 e 50–99 empregados.
Já os negócios de pequeno porte, com 1 a 4 funcionários, apresentaram avanço, passando de cerca de 5% em novembro de 2023 para pouco acima de 10% em agosto de 2025, superando algumas categorias intermediárias.
A pesquisa é realizada quinzenalmente, com amostras coletadas a cada duas semanas, embora os dados não sejam divulgados com a mesma frequência, o que pode gerar pequenas variações estatísticas. Este levantamento é considerado a principal referência sobre o uso e a adoção de IA pelas empresas nos EUA.
O relatório mais recente mostra a primeira queda desde o início da pesquisa em 2022. No final de 2023, apenas 3,9% das empresas utilizavam IA para vender ou produzir bens e serviços, número que chegou a mais de 5% em meados de 2024. O estudo inclui uma amostra de 1,2 milhão de empresas.