Trens são cancelados no Reino Unido após imagem falsa gerada por IA mostrar colapso de ponte
Trens foram interrompidos depois que uma imagem suspeita de ter sido gerada por IA, e que parecia mostrar danos graves em uma ponte, começou a circular nas redes sociais após um terremoto atingir Lancashire e o sul do Lake District, no Reino Unido.
A Network Rail, empresa pública responsável pela infraestrutura ferroviária da região, informou que tomou conhecimento da imagem, que parecia mostrar danos significativos na Carlisle Bridge, em Lancaster, e suspendeu todos os serviços ferroviários na ponte enquanto equipes realizavam inspeções de segurança. Uma hora e meia depois, a Network Rail disse que a linha ferroviária foi totalmente reaberta e pediu que as pessoas “pensem no sério impacto que isso pode causar” antes de criar ou compartilhar imagens falsas.
A Polícia dos Transportes Britânica afirma que foi informada da situação, mas que não há investigação em andamento. Segundo a Network Rail, 32 serviços, incluindo trens de passageiros e de carga, foram atrasados por causa da farsa. Alguns foram diretamente parados ou tiveram de reduzir a velocidade durante a inspeção.