Executando verificação de segurança...
9

Ubuntu 25.10 adotará, por padrão, versão do “sudo” escrita em Rust

O “sudo-rs” é uma reimplementação do tradicional comando sudo — escrito em C — projetado para mitigar vulnerabilidades comuns relacionadas à memória, como estouros de buffer e “use-after-free”.

O projeto é mantido pela Trifecta Tech Foundation, uma organização sem fins lucrativos, em colaboração com Todd Miller, responsável pelo sudo original há mais de 30 anos.

O sudo-rs busca manter compatibilidade com a maioria dos fluxos de trabalho atuais, mas adota a filosofia “menos é mais”, deixando de fora funcionalidades consideradas obsoletas ou pouco utilizadas, o que resulta em uma base de código mais enxuta e segura.

A versão 25.10 do Ubuntu funcionará como fase de testes antes da adoção definitiva do novo sudo na próxima versão LTS (26.04), prevista para abril de 2026.

Informações adicionais: Trifecta Tech Foundation

Carregando publicação patrocinada...
2

Linus, tomou uma atitude abrupta. Ótimo Rust, mas a maioria é escrito em C, o que levará tempo para vários que estão acostumados ou defensores da linguagem, ou aceitam ou aprendam nova linguagem no Kernel, consequentemente para demais distribuições.