Executando verificação de segurança...
2

União Europeia aprova regras para tornar dispositivos eletrônicos mais sustentáveis e duráveis

A União Europeia implementou novas normas de rotulagem energética e ecodesign para smartphones, telefones sem fio e tablets comercializados no mercado europeu. As medidas visam prolongar a vida útil desses dispositivos, melhorar sua eficiência energética e facilitar o reparo, além de fornecer aos consumidores informações mais claras e úteis para decisões de compra sustentáveis.

Segundo estimativas da UE, as novas regras devem resultar em uma economia de 2,2 TWh de eletricidade até 2030. Os consumidores também devem economizar cerca de 20 bilhões de euros no mesmo período.

O Regulamento de Ecodesign estabelece requisitos mínimos para a comercialização dos dispositivos, como maior resistência a quedas, riscos, poeira e água; uso de baterias mais duráveis, capazes de manter ao menos 80% da capacidade original após 800 ciclos de carga; fornecimento de peças de reposição em até 5 a 10 dias úteis, com suporte garantido por pelo menos 7 anos após o fim da produção do modelo; e obrigatoriedade de atualizações do sistema operacional por no mínimo 5 anos após a última unidade ser vendida.

Já o Regulamento de Rotulagem Energética determina que smartphones e tablets passem a exibir informações sobre eficiência energética e vida útil da bateria.

Pela primeira vez, os produtos também deverão trazer um índice de reparabilidade, com notas que vão de A (mais fácil de reparar) a E (mais difícil), visível diretamente no rótulo do produto.

Carregando publicação patrocinada...