Executando verificação de segurança...
2

Uso de IA por cientistas reduz diversidade de ideias exploradas pela ciência, segundo estudo

Uma análise de mais de 40 milhões de artigos científicos indica que o uso de ferramentas de inteligência artificial aumenta a produtividade individual dos pesquisadores, mas reduz a diversidade de ideias exploradas pela ciência como um todo. De acordo com o estudo, cientistas que utilizam IA publicam, em média, 3 vezes mais artigos, recebem quase 5 vezes mais citações e alcançam cargos de liderança entre 1 e 2 anos antes do que colegas que não utilizam essas ferramentas.

Apesar desses ganhos individuais, as pesquisas fortemente baseadas em IA tendem a cobrir um espaço intelectual menor, concentrando-se em problemas populares e ricos em dados, em vez de ampliar as fronteiras científicas para áreas com menos dados disponíveis e maior grau de incerteza. Esses trabalhos também geram menos engajamento posterior entre estudos. O estudo aponta ainda o risco de que um número crescente de pesquisadores passe a investigar os mesmos temas, aprofundando “os mesmos buracos” em vez de explorar novas direções de pesquisa.

Além do estreitamento intelectual, os autores destacam que o uso massivo de IA facilitou a produção em escala industrial de artigos científicos, contribuindo para o aumento de trabalhos de baixa qualidade e até fraudulentos.

A pesquisa analisou 41,3 milhões de artigos publicados entre 1980 e 2025 em áreas como biologia, química, física, medicina, ciência dos materiais e geologia, comparando cerca de 311 mil trabalhos que utilizam IA com milhões que não fazem uso dessas ferramentas.

Carregando publicação patrocinada...
1

isso faz sentido né? pq afinal, oque a IA faz eh repetir tudo que a gente ja sabe, ela eh uma otima enciclopedia, mas pra descobrir algo novo, n sei se no mundo cientifico ela ajuda tanto