Executando verificação de segurança...
2

Vazou: maior medo do Google / IA lê mente / Replit supera Codex da OpenAI

Documento vazado do Google mostra que a maior preocupação da empresa não é com a OpenAI, mas de IAs open source: embora os modelos da empresa ainda sejam superiores em termos de qualidade, a cada dia, os projetos de código aberto ficam melhores, além de serem privados, personalizáveis e custarem muito menos – ”eles estão fazendo coisas com 100 dólares e 13B de parâmetros com as quais temos dificuldade com 10 milhões e 540B”. As informações são do blog SemiAnalysis.

Pesquisadores criam IA para ler sinais cerebrais e reproduzir pensamentos em texto, sem implantes: o chamado de decodificador semântico utiliza uma técnica similar à utilizada pelo ChatGPT para prever com considerável precisão a ideia geral do que uma pessoa pensa ao ouvir uma sequência de palavras. O sistema pode ajudar pessoas conscientes, mas incapazes de falar, como as que sofreram um derrame. As informações são da Universidade do Texas em Austin.

Modelo gerador de código open source da Replit é melhor do que o Codex da OpenAI, sendo 77% menor: o replit-code-v1-3b foi treinado em 20 linguagens (Markdown, Java, JavaScript, Python, TypeScript, PHP, SQL, JSX, reStructuredText, Rust, C, CSS, Go, C++, HTML, Vue, Ruby, Jupyter Notebook, R, Shell). O modelo seja usado por qualquer pessoa, sem limitações para uso comercial. As informações são do repositório ‘replit/ReplitLM’ no GitHub.

Começa a tramitar no Senado marco regulatório para uso e desenvolvimento de IAs no país: o texto reproduz as sugestões elaboradas pela comissão de juristas instalada em março do ano passado. O PL 2338/23 aborda direitos fundamentais, autorais, privacidade, responsabilização, discriminação, transparência, pesquisa e desenvolvimento, entre outros temas. As informações são do site Convergência Digital.

Google revela smartphone dobrável Pixel Fold: foram apresentadas apenas imagens oficiais do dispositivo, com previsão de lançamento estimado para junho deste ano, custando mais de 1.700 dólares. As especificações técnicas devem ser reveladas na quarta-feira que vem (10/maio), durante a I/O 2023, conferência anual de desenvolvedores do Google. As informações são do site Ars Technica.

CEO da IBM diz que trabalho remoto pode impedir desenvolvimento da carreira na empresa: para Arvind Krishna, o problema é mais acentuado para aqueles em cargos de liderança e reforça a importância do contato pessoal. O trabalho remoto, entretanto, seria viável para colaboradores individuais. As informações são do site The Register.

Apple reporta segundo trimestre consecutivo de vendas mais fracas: apesar da desaceleração, a companhia lucrou 24,1 bilhões de dólares no último trimestre fiscal (queda de 3,4%), com leve crescimento na venda de iPhones, recorde histórico no segmento de serviços, mas forte queda nas vendas de Macs e iPads. As informações são do site TechCrunch.