Walt Disney Company e OpenAI firmam acordo para levar personagens das marcas Disney ao Sora
A The Walt Disney Company e a OpenAI firmaram um acordo para que a Disney se torne a primeira grande parceira de licenciamento de conteúdo no Sora, da OpenAI.
Como parte desse novo acordo de licenciamento, válido por três anos, o Sora poderá gerar vídeos curtos sociais, criados a partir de comandos dos usuários e que poderão ser assistidos e compartilhados. Esses vídeos poderão usar um conjunto de mais de 200 personagens das franquias Disney, Marvel, Pixar e Star Wars, incluindo fantasias, acessórios, veículos e ambientes. O acordo não inclui semelhança física nem vozes de talentos.
Usuários também poderão assistir a seleções curadas de vídeos gerados pelo Sora no Disney+. O Sora e o ChatGPT Images devem começar a gerar vídeos com personagens licenciados da marca no início de 2026.
Além do acordo de licenciamento, a Disney vai utilizar as APIs da OpenAI para aprimorar seus produtos, incluindo o serviço de streaming Disney+, e adotará o ChatGPT para seus funcionários. Como parte do acordo, a Disney fará um investimento acionário de 1 bilhão de dólares na OpenAI e receberá warrants para adquirir ações adicionais.
Fonte: The Walt Disney Company
Em paralelo, a Disney enviou uma ordem de cessar e desistir ao Google, alegando que a empresa violou seus direitos autorais em uma “escala massiva” ao usar modelos de IA para distribuir comercialmente imagens e vídeos não autorizados. O Google não confirma nem nega as alegações da Disney, mas afirma que irá dialogar com a empresa, e que utiliza dados públicos da web aberta para desenvolver seus sistemas.
Fonte: TechCrunch