WhatsApp suspende proibição de chatbots rivais no Brasil
O WhatsApp está permitindo que provedores de inteligência artificial continuem oferecendo seus chatbots a usuários com números de telefone brasileiros, poucos dias após o CADE determinar a suspensão da nova política da empresa.
Pelas regras anunciadas inicialmente, haveria um período de carência de 90 dias a partir de 15 de janeiro, exigindo que desenvolvedores e provedores de IA deixassem de responder às perguntas dos usuários no aplicativo e informassem que seus chatbots não funcionariam mais no WhatsApp.
Essa exigência, no entanto, não está valendo no Brasil por enquanto. A política, que entra em vigor a partir de hoje em outros mercados, afeta chatbots de uso geral na plataforma, como ChatGPT e Grok, mas não impede empresas de oferecer atendimento ao cliente por meio de bots no WhatsApp.
Durante o período de suspensão, o CADE irá investigar se os termos definidos pela Meta são excludentes para concorrentes e se favorecem de forma indevida o Meta AI, o chatbot da própria empresa disponível no WhatsApp.