Executando verificação de segurança...
6

WSL open-source, editor de texto para linha de comando e outras novidades no Microsoft Build 2025

O Windows Subsystem for Linux (WSL) agora é quase totalmente open source. Embora partes do WSL 2 já fossem abertas por utilizarem o kernel Linux, a Microsoft afirmou que praticamente todos os componentes que ainda eram fechados foram liberados. O código está disponível no repositório microsoft/WSL no GitHub (The Register).


A empresa também revelou o Edit on Windows, um editor de texto leve para linha de comando, com menos de 250 KB. A ferramenta pode ser aberta com o comando “edit” no terminal e permite editar múltiplos arquivos com navegação via atalho Ctrl + P. Entre os recursos estão busca e substituição com suporte a regex, diferenciação entre maiúsculas e minúsculas e quebra automática de linha. O editor estará disponível em breve via Windows Insider, e o código pode ser acessado no repositório microsoft/edit (The Verge).


A Microsoft anunciou novas APIs de IA para web apps, que permitirão a execução local de modelos diretamente no navegador Edge. A proposta é habilitar funcionalidades como geração de texto, resumos e ferramentas de escrita baseadas no modelo Phi-4-mini, tudo rodando no dispositivo do usuário. As APIs serão multiplataforma, compatíveis com modelos de IA de terceiros, e já podem ser testadas nas versões Canary e Dev do Edge. Uma API de tradução de texto também está nos planos para os próximos meses (The Verge).


A partir de junho de 2025, desenvolvedores individuais poderão publicar apps na Microsoft Store sem pagar taxa de inscrição. Anteriormente, era cobrada uma taxa única de 19 dólares. A comissão sobre vendas continua sendo de 12% para jogos e 15% para apps vendidos pela plataforma da Microsoft, mas quem optar por sistemas próprios de pagamento poderá manter 100% da receita — exceto em jogos (TechCrunch).


Por fim, no Windows 11, a Microsoft apresentou a nova seção “Configurações Avançadas”, que substitui a antiga aba “Para desenvolvedores”. A novidade oferece mais opções de personalização para o sistema, incluindo ajustes no Explorador de Arquivos e em Máquinas Virtuais. Ela pode ser acessada em “Configurações > Sistema > Avançado”, e o código-fonte está disponível no repositório microsoft/windowsAdvancedSettings (BleepingComputer).

Carregando publicação patrocinada...
2
1

Bem que eu fiquei pensando aqui "mas já não existia isso? Eu juro que já tinha usado um editor de texto em terminal no Windows que era nativo".
Pelo visto, minha sanidade ainda está em dia!

1