YouTube passará a estimar idade de usuários para aplicar proteções a menores de 18 anos
O YouTube anunciou que começará a estimar a idade dos usuários com base em diferentes sinais, independentemente da data de nascimento informada no momento da criação da conta. A medida tem como objetivo aplicar proteções específicas a menores de 18 anos, mesmo nos casos em que a idade real tenha sido omitida.
Quando um usuário é identificado como adolescente, a plataforma ativa medidas como a desativação de anúncios personalizados, restrições à visualização repetitiva de determinados tipos de conteúdo e a habilitação de recursos de bem-estar digital, como lembretes de hora de dormir e limites de tempo de tela.
Essas proteções já estavam disponíveis, mas até então eram aplicadas apenas a usuários que haviam se verificado como menores de idade. Se o sistema classificar incorretamente alguém como menor de 18 anos, será possível comprovar a idade por meio de um cartão de crédito, documento de identidade oficial ou selfie.
A nova tecnologia começará a ser implementada nas próximas semanas para um grupo restrito de usuários nos EUA e será monitorada antes de ser implementada de forma mais ampla. O YouTube não detalha quais sinais são utilizados para inferir a idade, mas informa que a análise pode incluir dados como a atividade na plataforma e a longevidade da conta.