Zig Software Foundation abandona GitHub e critica falta de atenção da Microsoft para erros
A Fundação responsável por promover a linguagem de programação Zig decidiu abandonar o GitHub. O impasse teve início em abril, quando um usuário abriu uma Issue a respeito de travamentos no GitHub Actions relacionados ao “safe_sleep”. O GitHub corrigiu o problema em agosto, mas não atualizou o tópico, que permaneceu aberto até segunda-feira. Um bug separado, relacionado ao uso excessivo de CPU, segue sem solução.
Andrew Kelly, presidente e principal desenvolvedor da Zig Software Foundation, anunciou que o projeto Zig está migrando para o Codeberg, um serviço de hospedagem de projetos Git sem fins lucrativos.
Segundo ele, o GitHub Actions tem bugs graves que ficam sem atenção, e passou a fazer uma espécie de “vibe-scheduling”, escolhendo quais tarefas executar quase aleatoriamente. Junto com outros bugs e sem possibilidade de intervenção manual, isso deixou o sistema de CI tão travado que nem mesmo os commits da branch master estavam sendo verificados, afirma Kelly.
O Codeberg dobrou seu número de membros apoiadores desde janeiro, passando de mais de 600 para mais de 1.200 integrantes na última semana.