Executando verificação de segurança...
1

Meus 2 cents:

O artigo faz bastante sentido - acho natural qualquer DEV evoluir aprendendo como funciona e se mantem a infra daquilo que ele usa.

Nao eh o caso de se tornar especialista - um analista de infra ou um DevOps, mas saber como a tecnologia funciona para nao ficar dependente de terceiros (como vercel, supabase, firebase, etc).

Acrescentaria o conhecimento em usar o VM Workstation ou Virtualbox e instalar o EVE-NG e/ou PNETLAB (v6) - sao ferramentas criadas para treinamento de analista de infra (como CCNA, MIKROTIK, etc), mas permitem instalar e configurar servidores localmente simulando estruturas de CI/CD bem complexas, sem precisar gastar na aquisicao de VPS ou semelhantes.

Carregando publicação patrocinada...
2

Muito obrigado pelo seu comentário e, principalmente, pela sua contribuição. Nunca fui fã do termo full stack, mas também não consigo imaginar um desenvolvedor de back-end discutindo performance sem entender o que é uma VCPU. Minha intenção nunca foi me tornar um especialista em infraestrutura, mas acredito que entender, ao menos, os conceitos, as práticas e as ferramentas desse universo, mesmo que de forma básica, me torna um profissional de back-end muito melhor.