Executando verificação de segurança...
8

Eu quero criar um canal de programaçao mas tenho medo!

Por que canais como Fiasco e mano deyvin fazem tanto sucesso em quanto canais mais tecnicos de programaçao lutam pra conseguir views? Eu sei que temos canais mais serios na nossa bolha br como o do akita e do lucas montano (Apesar do lucas montano fazer so react) POREM! Eu nao consigo entender como canais de ^HUMOR^ fazem tem mais apelo do que um canal que quer passar conhecimento de verdade. Eu gravei alguns videos piloto mas eu fico com medo de tentar fazer o que todo mundo faz e cair no mesmo erro.
Voce acham que o futuro do youtube br na area de tecnologia é só humor na programacao? Ou é só inveja minha mesmo de nao entender por que eles dao certo? (Nao sou tao extrovertida infelizmente)

*Acho o conteudo do Deyvin legal e dou bastante risada com o do Fiasco mas nao me vejo fazendo isso.

5

Já vou lançar logo uma pedrada. Você quer fazer vídeos sobre tecnologia para passar o conhecimento adiante ou quer fazer sucesso e ter muito engajamento? Quer like ou quer ensinar o que você sabe? kkk

Eu nao consigo entender como canais de ^HUMOR^ fazem tem mais apelo do que um canal que quer passar conhecimento de verdade.

Canais mais descontraídos sao mais fáceis de assitir quando vc está em um momento de lazer e ainda quer se manter dentro da área de tecnologia.

Entretanto, quando alguém realmente quer aprender algo de programação, a pessoa não vai no canal do Fiasco, por mais interessante que seja.

O que você pode fazer é focar em passar adiante o seu conteúdo e esperar que alguém pesquise vídeos sobre o assunto para usar o seu vídeo como material de estudo.

Voce acham que o futuro do youtube br na area de tecnologia é só humor na programacao? Ou é só inveja minha mesmo de nao entender por que eles dao certo?

Não acho que sua pergunta faça sentido na vida real. Ambos cumprem seu papel, existem canais de entretenimento com conteúdo voltado para tecnologia, assim como existem canal de tecnologia que não entretém ninguém, mas ensinam muito sobre algum assunto específico. Ainda existe uma terceira via que ensina e entretem muito como é o caso do Filipe Deschamps.

Enfim, faça o que você gosta e passe a sua visão sincera sobre o conhecimento e sobre a sua carreira como dev. Ensine o que você gostaria e/ou gosta de aprender, mas principalmente aquilo que você sabe e domina.

3

bom é algo que penso todos os santos dias, e partilho do mesmo sentimento que tu.

E mais... não me sinto preparado, e o que estou a fazer?

step by step

em vez de ter uma abordagem de logo ir ao youtube, estou a tentar perceber como seria a melhor forma a chegar há audiencia/publico alvo que são programadores.

Mesmo que sejam melhor que eu, tenham abordagens diferentes, quero acima de tudo aprender, e ajudar.

E por essa razao criei um podcast com amigos. Mas irei fazer exatamente
o que menciona: irei chegar ao canal de youtube, mas vou aos poucos

PS: sou português de Portugal, se dizes que é dificil de comecar algo no Brasil, imagina em Portugal, onde o publico é bem menor.

2

Cara, essa sua percepção sobre conteúdo técnico não engajar é real e acontece com todas as áreas, não apenas com desenvolvimento de software.

As pessoas querem dopamina, rápido e fácil. É por isso que humor, polêmicas e etc sempre vão ter mais engajamento e isso gera um ciclo vicioso pois o algoritmo se retro alimenta e recomenda cada vez mais esse tipo de coisa para os espectadores.

É preciso alinhas suas espectativas, você quer views, likes, reconhecimento e dinheiro... então precisa jogar com o algoritmo das redes. Mas se seu foco é criar conteúdo sério, não pode utilizar views e likes como métricas, mas para as pessoas que forem atingidas (e serão poucas) possam fazer bom uso desse conhecimento.

2

Paizão não se deixe abalar por isso, tenha em mente que esses canais mais voltados pro entreterimento acabam tendo um público maior porque além de ter um escopo de assuntos maior, por ser puro entreterimento, eles conversam com parte do público que não faz parte necessáriamente da bolha tech.

Por exemplo, quando o Deyvin faz um video de react em cima de uma declaração sobre home office, provavelmente pessoas que trabalham em home office mas não necessariamente são dev vão se interessar pelo vídeo. Agora, se você fazer um vídeo explicando como funciona o gerenciamento de beans com SpringBoot por trás dos panos, quem vai assistir já conhece Java, Spring, SpringBoot e se interessa por um assunto um pouco mais profundo, esse tipo de vídeo tem um escopo bem mais fechado.

Mas assim mano, sem querer ser clichê, mas o trabalho de desenvolvimento é ajudar alguém, claro que não é por isso que eu vou trabalhar de graça, mas confesso que é um dos pontos que me faz trabalhar um pouco mais feliz. Seguindo essa linha, quantos canais pequenos me aujudaram e me ajudam até hoje com vídeos mais densos e explicativos que eu demorei pra encontrar, até hoje eu vejo canais incríveis com pouco público justamente por ter um conteúdo mais técnico.

Fora tudo isso que eu comentei, também tem a abordagem de tentar trazer um conteúdo técnico, mas ter um escopo mais aberto, ou fazer outros vídeos de escopo aberto como o Filipe Deschamps faz.

Enfim, acho que consegui colocar os pontos que eu penso quando se trata do assunto, de qualquer forma, acho que você deveria tentar cara, as vezes é mais sobre a jornada do que sobre o final, parafraseando o mestre dos heróis gregos Quíron: "Na vida as vezes você ganha, e as vezes você aprende"

1

As vezes eu só quero consumir algum conteúdo rápido de tech e esses canais conseguem entregar com qualidade e em vídeos curtos. Não acho que eles não passem conhecimento, porque muitos dos temas das piadas são sobre a situação atual da área, e acredito que isso seja importante de ser compartilhado mesmo dessa maneira informal.

Já vídeos técnicos costumam ser mais longos e eu preciso estar ativamente prestando atenção, além de serem muito mais difíceis de serem produzidos e normalmente destinados a nichos específicos. Talvez por isso o Akita fez sucesso, pois ele coloca muito esforço para os vídeos terem uma ótima qualidade de conteúdo, sem esperar que isso traga um reconhecimento na carreira dele.

Mas ainda assim, concordo que são poucos os canais com esse tipo de conteúdo no cenário BR, então com certeza apoio mais pessoas trazendo o seu trabalho para nós.

1

Prefiro conhecimento do que essas bobagens que o chorume faz, nem assisto mais, não tenho paciência. Quando criar seu canal com conhecimento deixa o link pra gente

1

Se quer publicar sobre conhecimento técnico, começa com conteúdos curtos e bem diretos, todos os dias.

Faz do seu gosto, seja com humor ou sem humor.

Valide sempre antes o que você vai publicar, pois uma vez que tá na rede, tá na mão do povo, então isso é só para garantir a sua segurança mesmo.

Com o tempo, a medida que for adquirindo inscritos orgânicos ou uma base de pessoas que seguem seu conteúdo assiduamente, vai publicando vídeos mais longos e mais aprofundados que naturalmente vai cativar a atenção do público.

Na minha experiência, o público no começo quer conteúdo rápido, direto e bem estruturado para ser fácil replicar na área de tecnologia. Em seguida o próprio algoritmo vai encaminhar seus conteúdos e então só ir aproveitando o impulso da onda.

1

O que acontece segundo minha visão é: A galera(me incluo nisso) não valoriza conteúdo técnico gratuito, muitas vezes preferimos pagar para ter o mesmo conteúdo que poderíamos ver gratuitamente no Youtube.

1

Quando estou podendo estudar a fundo, no ambiente próprio, então eu pratico, e caso veja aulas no Youtube, será algo profundo.

Mas eu quero aprender sempre, então quando estou dirijindo, ou fazendo limpeza em casa, ou qualquer outra atividade em que não possa praticar ou não possa dirigir minha atenção focada no vídeo, os vídeos mais profundos não se encaixam tão bem.

É ai que assisto vídeos mais leves, e nem falo de vídeos de humor como do Fiasco ou do mano deyvin, que uso para relaxar mesmo (e ainda aprender algo do mundo tech) mas de vídeos de teoria, ou reacts de artigos, ou teoria, ou algo que vá me agregar conhecimento mas que não preciso de praticar ou dar atenção total.

1

Não curto vídeos de devs humoristas, como também não curto postagens diárias falando sempre do mesmo assunto.
Ah, um programa deitado e fala de home office todo dia, o outro todo santo dia posta coisas para inflar o ego e diz estar sempre tentando motivar outras pessoas com sucesso dele.
Tem outro que só fala de node, é node pra cá node pra lá e até tem algum conteúdo legal quando entra com assuntos relacionados a desenvolvimento.
Akita é outro nível é de longe o melhor conteúdo, sem comentários.
Sobre os comediantes que você citou não perco meu tempo assistindo.
Quanto a seus planos de criar seu canal com algum conteúdo relevante, é algo que apoio mesmo para conhecer, se for de fato algo útil entrará para minha pequena lista de conteúdos úteis.
Faz aí, taca o link e veja no que dá.

1

Olá, por favor lance seu canal.

A comparação que você está fazendo não faz muito sentido pois a proposta dos vídeos são completamente diferentes.

Os vídeos do Fiasco e do Mano Deyvin tem como principal objetivo entreter, não é necessário um esforço ativo de quem os assiste para absorver o conteúdo que está sendo transmitido. Seria como se o Iberê do Manual do Mundo ficasse frustado por ter menos inscritos que o Whindersson Nunes.

Se for para se comparar com outros canais tente se comparar com canais que sejam do mesmo estilo, exemplo: se você gravou um tutorial de Java se compare com outros canais que lancem tutoriais de Java.

1

Se você quer ganhar muito dinheiro fazendo Youtube, saiba que poucos canais conseguem mesmo renda alta.O youtube paga centavos de dolar por visualizações em milhares.
Agora se o retorno que você quer é satisfação pessoal em repassar e multiplicar conhecimento, há varios nichos de tecnologia que ainda não foram feitos. Alguém pegar uma aplicação problemática e resolver problemas de perfomance dela , por exemplo.

1

O Canal do Mano Deyvin e do Fiasco, são pra extravasar mesmo, ele acolhe os devs q já trampam na área, no sentido de ele relatar as trapalhadas ou vagas arrombadas q surgem, praticamente um nicho diferente, as vezes o dev passar por muita coisa ruim na empresa, e ali talvez seja um canal onde ele consegue extravasar.. mas sabia q o mano deyvin participa e compartilha os seus conhecimentos técnicos em workshops e eventos tech? por mais q ele tenha escolhido partir pra esse lado, ele tem bastante know-how e é bem conhecido na área tech, canais técnicos temos uma infinidade de canais, normalmente quem quer conteúdo técnico acaba indo pras referencias, como guanabara por ex, conheço pelo menos 3 professores excelentes q tem canais no yt mas q nao engaja, justo por conta disso, mas faz o teu, posta e divulga por aqui, o não tu já tem, as vezes a forma q vc consegue explicar ou a tua didática, acabe ajudando alguém, e pode ser q isso te ajude a melhorar algumas skills, e talvez até de portifólio, a galera anda muito estressada estudando demais, na correria do dia a dia, as vezes uma descontracao especifica na area acaba sendo o que muita gente quer pra descontrair, basicamente isso !

1
1

Cria e cria do seu jeito.

"Mas como e o meu jeito?"
A: Exatamente! Como é o seu jeito?

O jeito que você gosta de ser na sua cabeça, ou o jeito que você imagina que você falaria, ou até mesmo o jeito que você admira como alguém falar.

Eu gosto do conteúdo das pessoas que você mencinou. Mas os jeitos que mais prefiro são uns vídeos mais técnicos, que provavelmente é o jeito que eu faria um canal caso fosse fazer um. Sempre a galera que é mais extrovertida e tem uma pitada de humor ou até uma boa parcela de humor, vão se destacar mais em questão de alcance de público, mas o lance de produzir conteúdo para a nossa área é justamente que você acaba aprendendo mais enquanto passa conhecimento para outras pessoas. Melhorando comunicação e 'N' coisas que só de você estar se proprondo a produzir algo para ajudar a comunidade, exige um planejamento e outros conhecimentos que você adquiri ao longo do caminho.

Pra você ter ideia o jeito de vídeos que mais curto do nossos queridos BRsão do papai akita e do genitor do tabnews. E dos gringos tem um monte que não são extrovertidos e sim mais técnicos ou simplesmente mais introvertidos.

Vai fundo, se é de sua vontade. Quero assistir seu conteudo. Manda o link para nós!