Executando verificação de segurança...
2

Qual o ponto que se possa dizer: eu sei tal coisa

Isso é uma dúvida que já me apareceu outra vez e recentemente retornou. O gatilho do retorno é que estou estudando para um concurso, como conteúdo pede informações de "informática básica" (não é coisa realmente básica, em termos, no sentido de não ser aprofundado sim, mas aparentemente vao cobrar coisas de machine e deep learning, a vaga não é para atuação na área de tecnologia) e um dos conteúdos é sistemas operacionais, ele quem me despertou novamente a curiosidade.

De forma geral, seja na área de dados, Engenharia de software e os componentes derivados das áreas de tecnologia de certa forma (administração de BD, desenvolvimento etc.), é possível generalizar um parâmetro pra saber e enteder: "eu sou bom" ou "eu realmente sei isso". Como exemplo o conteúdo do concurso, eu saber sobre sistemas operacionais, o que especificamente se trata ? Eu saber como ele funciona, como é programado, "modificar" tudo o que ele me permite, saber todos os comandos de terminal ?
Pra área de desenvolvimento, é saber todas as bibliotecas de uma tecnologia, como ela funciona,frameworks, pra que pode ser utilida, entre outros ?

As duas áreas que tomei como base foi meramente por ter uma noção maior

Espero que tenha ficado claro a pergunta.
Desde já agradeço aos que comentarem, Deus abençoe a todos

Carregando publicação patrocinada...
5

Segundo Sócrates, a única sabedoria verdadeira é que eu não sei nada.

Segundo Einstein, quanto mais eu aprendo mais eu percebo que não sei nada.

Como você pode saber o que você não conhece?

Saber o que você não sabe é um processo contínuo de autoconhecimento, que envolve questionar suas certezas, explorar novas áreas, conversar com pessoas experientes e refletir sobre suas experiências, identificando lacunas no seu conhecimento e interesses. Ou seja, é um processo longo e não tem a fórmula mágica que muitos querem.

A resposta mais simples é perguntar para outras pessoas que sabem bem aquilo. Mas isso é complicado porque entramos em outra pergunta: quem sabe bem o que você precisa de avaliação? Você não sabe escolher a pessoa certa. Na verdade, é provável que escolha a errada porque a pessoa pode saber parecer ser melhor do que é. Está cheio de pessoas experientes que treinaram muitos erros ao longo da vida e vão repassar eses erros para você.

Vou te dar um exemplo: a maioria das pessoas que se intitulam sêniores sequer sabe o que isso significa. Então como eles podem fazer essa avaliação? Não estamos nem falando sobre o conhecimento e experiência da pessoa em determinada área, é só sobre a senioridade em si.

Hoje vemos muita gente fazendo muita coisa errada, não importa muito o tempo de experiência, importa a qualidade. Essas pessoas tendem a achar que sabem tudo antes de realmente saberem.

Para concursos, costuma ter uma lista do que deve estudar e aí é "decoreba". Para trabalhar depois pode precisar aprender de verdade. Ou não, estamos falando de vagas no poder público.

Pouquíssimas pessoas conseguem se autoavaliar, da mesma forma que pouquíssimas pessoas conseguem ser autodidatas de verdade.

Aí vem um paradoxo, porque você só sabe que é bom em algo quando se torna bom em algo. O problema pe que muitas pessoas acham que são boas em algo antes de ser. Isso é o mesmo processo que acontece com a decisão de fazer facxuldade ou não. A maioria das pessoas precisam disto ou pelo menos um curso tão ou mais forte quanto uma boa faculdade, mas boa parte dessas pessoas vão achar que não precisam. Algumas poucas realmente sabem que não precisam.

Então você tem que estudar mais, deve ter muita curiosidade, saber fazer essa curiosidade se transformar em pesquisa e prática, saber achar erros, procurar fontes confiáveis, se questionar, se autoconhecer, pedir ajuda de pessoas que realmente sabem sobre aquilo, achar o que não sabe. A maioria hoje em dia não tem paciência e resiliência para fazer isto, então vai de qualquer jeito.

Para ajudar muitas pessoas eu estou criando um projeto grande de escola mais forte que uma faculdade e com metodologia adequada para os tempos modernos, mas que só vai conseguir acompanhar quem gostar mesmo da área estiver o aprendizado de base razoavelmente adequado, como uma boa faculdade exigiria. Esta será uma forma de ter acesso a quem te inspira, encaminha, avalia e corrije. Este projeto é grande, serve para todos os níveis de experiência (eu sei que os mais experientes em tempo vão achar que não precisam disso), dependo de outras pessoas e vai demorar um pouco, enquanto isso vou fazer um pro jeito mais simples que já vai ajudar alguma pessoas.

Leia também sobre https://en.wikipedia.org/wiki/Dunning%E2%80%93Kruger_effect.

Pode ajudar: https://www.tabnews.com.br/maniero/faq-do-programador-perdidao.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui).